crossorigin="anonymous">
 
Anuncie Aqui 2.png
  • Info Serrinha

Artigo - Teofilândia, 60 anos de emancipação política. E agora?

Município completa idade nova deste dia 23 de abril.


No momento em que festejamos as celebrações pela emancipação política do município de Teofilândia, são bastantes propícias algumas reflexões acerca da atual realidade de nossa cidade, para assim encontrarmos possíveis alternativas para transformá-la.


Em ato assinado pelo governador Juracy Magalhães, sob a lei n° 1.685 de 23 de abril de 1962, foi criado o município que antes pertencera à Serrinha na condição de distrito e denominava-se Itapiru. Depois, em homenagem ao servidor do Estado, Teófilo Oliveira, passou a ser denominado de Teofilândia. Hoje quando estamos fora e ouvimos este nome, nosso coração irradia alegria e nossos olhos se esbugalham para identificar quem pronunciou este nome tão belo e que imediatamente nos reporta a este lugar abençoado por Deus e de gente acolhedora.


Diante do momento faz-se necessário pensarmos com criticidade e serenidade sobre os trilhos percorridos por nossa cidade até aqui e o que podemos realizar juntos para torná-la mais cuidada do ponto de vista da infraestrutura, mais inclusiva, e que seus recursos sejam distribuídos de forma a promover a igualdade entre os cidadãos e cidadãs. O dinheiro público para quem realmente precisa e não para saciar o desejo de acúmulo insaciável de uns poucos.


Se faz mister que a gestão pública seja sensível aos diversos problemas que afligem a maioria dos filhos e filhas desta terra. Destacaremos aqui aqueles que julgamos ser urgentes as buscas de soluções: número elevado de jovens envolvidos com as drogas; número alto de pessoas carentes de assistência psiquiátrica e psicológica; desenvolvimento de uma política pública para dar assistência médica às centenas de pessoas portadoras de câncer, tendo como resultado inúmeras vidas ceifadas por essa horrível doença; ampliação dos programas de promoção à saúde de forma geral e apoio para geração de emprego e renda – um permanente desafio.


Precisa-se também, implantar política de assistência técnica aos produtores rurais e ampliação do sistema de abastecimento de água – sobretudo na zona rural.


No campo político percebemos quadros muito jovens com potencial para colocarem todas as suas energias a favor dos interesses da cidade, inclusive, deixando de lado por algum momento as rivalidades das disputas pelo poder e unindo-se em favor dos interesses de nossa querida Teofilândia.


Por fim, acreditamos que podemos transformar a realidade a qual estamos vivenciando e como disse o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama: “Nós somos a mudança que buscamos”. Portanto, Teofilândia pode mais, e cabe a cada um de nós arregaçarmos as mangas e de forma participativa cada um colocar um tijolo para que esta cidade se torne um lugar onde seus frutos sejam partilhados entre todos.


Adriano Araújo - Ex-prefeito de Teofilândia

Anuncie Aqui 2.png