top of page
banner_728X90 (1).png
  • Info Serrinha e Região

Comandante do 16º BPM lamenta casos de perturbação do sossego: "O silêncio é uma necessidade humana"

Poluição Sonora está os casos mais registrados pela PM.


A perturbação ao sossego público ou poluição sonora foi tema de debate na última terça-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Serrinha. Presente na Audiência Pública o Comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Muller comentou sobre essa prática que na maioria dos casos prejudica o bem-estar e gera desconforto.


De acordo com o Comandante, todo ser humano necessita de descanso, e quando não se alcança um estado de relaxamento por conta de barulho isso gera uma série de desequilíbrios na mente humana. "Quando você está sendo perturbado em seu sossego parece que seu cérebro entra em um processo de agitação, até os batimentos cardíacos aceleram, então aquele som alto está repercutindo no seu bem-estar. Se você quer ter uma noite de sono prazeirosa, muito provavelmente, a maioria absoluta das pessoas preferem dormir no silêncio. O silêncio é uma necessidade humana e você viver em um lugar onde não tem esse momento de silêncio para seu repouso isso agride sua saúde".


De acordo com o Tenente-Coronel da PM é preciso haver uma maior conscientização das pessoas, principalmente aqueles que emitem sons em excesso e não se preocupam com o coletivo. "As pessoas tem que sair da sua posição de conforto para analisar 'será que não estou emitindo um som que está incomodando meu vizinho? Será que se ele veio reclamar ele está exercendo um direito dele e não tenho direito de violar a esse direito dele? Será que vai ser necessário chegar ao extremo e ligar para o 190 para que dois ou três policiais venham aqui exercer essa relação de direito?".


Para o Comandante, as pessoas precisam aprender a conviver em harmonia. "Precisamos construir pontes, e nada melhor do que na vida em sociedade você se dedicar a construir pontes que promovam bem-estar para todos indistintamente".


O crime de perturbação do sossego está entre os mais cometidos nos municípios atendidos pelo 16º BPM. "Violência doméstica e perturbação ao sossego alheio (poluição sonora), que é o segundo maior número de ligações para 190".


119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page