top of page
banner_728X90 (1).png
  • Thiego Souza

Fogo Simbólico da Pátria é aceso em Serrinha

O Fogo Simbólico representa a Pátria como uma chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.



Tradição mantida! O Fogo Simbólico da Pátria, que existe em Serrinha desde 1969, foi aceso no início dessa quarta, 01, na Praça Luís Nogueira.


Conduzida pelo Tiro de Guerra, a tocha levando a chama percorreu importantes avenidas do município, chegando na Praça Luís Nogueira por volta das 18h20, sendo acesa a Tocha principal pelo prefeito Adriano Lima e pelo secretário de Cultura, Lazer, Turismo e Esporte, Adriano da Chapada.


Um dos responsáveis por levar o Fogo Simbólico pra Serrinha, Luís das Bicicletas não escondeu a emoção em manter viva a tradição de 52 anos. "O prazer é muito grande. Essa felicidade a gente não pode esquecer. A gente lutou e estamos até hoje", disse ao Info Serrinha.


O prefeito do município, Adriano Lima, celebrou o evento e lembrou de momentos vívidos quando era estudante. "Uma tradição de muito tempo, 52 anos não são 52 dias. Envolve muito patriotismo. Me lembro que quando era mais jovem, quando estudava aqui em Serrinha era uma semana muito agitada, com os preparativos para o Desfile do 7 de Setembro e era uma festa muito grande como fizemos em 2019. Infelizmente nesses dois anos, com essa pandemia a gente termina tendo as limitações".

O retorno do evento, mesmo com limitações, foi enaltecido pelo secretário de Cultura Adriano da Chapada, que destacou a importância da manutenção da Tradição. "A gente está resgatando. Depois de dois anos estamos trazendo de volta o Fogo Simbólico, o civismo, o Patriotismo que são muito importantes. A gente está vendo aqui a Praça cheia de pessoas, e a Secretaria e a Prefeitura não poderiam ficar de fora."


A Tocha com o Fogo Simbólico está em exposição em frente ao Coreto, na Praça Luís Nogueira, em Serrinha, e será apagada no dia 07 de setembro.


Fotos: Thiego Souza

119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page