crossorigin="anonymous">
 
Anuncie Aqui 2.png
  • Info Serrinha

Histórias, cultura e mitos de Barrocas serão contados em livro

Projeto irá coletar histórias e reproduzir em livro que tem previsão de lançamento para novembro.


O município de Barrocas, que completou 22 anos de emancipação política no último dia 31 de março, terá sua história, mitos, lendas e toda cultura contados pelo Projeto Contos Brasileiros, que foi viabilizado pela mineradora local.


Serão realizadas duas oficinas de contação de histórias e de pesquisas para a comunidade. Professores e alunos do município estarão envolvidos nessa etapa, que é considerada atividade de preparação. Após esse momento será realizada a pesquisa de campo no qual serão coletados depoimentos de moradores.


A pesquisa de campo será realizada pelos alunos, sob supervisão dos professores. Serão ouvidas pessoas de notório saber da região, além de referências bibliográficas. O tempo de coleta de informações será de aproximadamente 30 dias, e a produção de textos, revisão, editoração, impressão e gravação do audiolivro devem durar quatro meses.


“Quando uma história fica à mercê da oralidade, há vulnerabilidade, pois tudo pode se perder nas gerações. Por isso, é importante o registro, a valorização e a divulgação, sobretudo nas escolas e nas bibliotecas públicas. Pedagogicamente, o estilo de contos curtos ainda torna a história local extremamente palatável e a leitura fácil e fluente", disse a coordenadora geral do projeto Contos Brasileiros, Janaína Dantas.


O projeto como tem como objetivo produzir e entregar mil livros, e os contos também serão disponibilizados em um canal no YouTube até novembro de 2022.

Anuncie Aqui 2.png