top of page
banner_728X90 (1).png
  • Thiego Souza

Lula na frente e Bolsonaro em segundo. Os institutos de pesquisa estão certos ou há manipulação?

Todas as pesquisas de intenções de voto apresentam cenários colocando Lula liderando e Bolsonaro na segunda colocação.


Desde que foram retomadas em 2021, as pesquisas de intenções de voto para Presidente da República têm colocado o ex-presidente Lula na liderança. Nenhum levantamento apresentou resultado diferente, o que tem gerado questionamentos principalmente dos eleitores do atual presidente Jair Bolsonaro, que criticam e minimizam todos os dados por não serem favoráveis ao seu candidato.


PoderData, IstoÉ, Ipec, Quaest/Genial, Modalmais/Futura e XP/Ipespe são alguns dos institutos de pesquisa que vêm realizando levantamentos e em todos Lula lidera os cenários, seguido por Bolsonaro.


Para esclarecer esses questionamentos, e tentar entender o porque de Lula estar na frente em todos os cenários, o Info Serrinha entrevistou o cientista político Claúdio André, que também realiza pesquisas. Segundo o professor, o ex-presidente vem mantendo uma base alcançada em 2018 quando o candidato foi Fernando Haddad.


"Temos institutos sérios no Brasil há décadas e que acertam resultados, inclusive, o de que Bolsonaro seria o candidato eleito em 2018. Importante perceber que o percentual de Lula está entre 40 e 47%, lembrando que trata-se da margem de votos que Haddad obteve no segundo turno, sendo que o petista tinha essa margem de votos antes de ser julgado como inelegível. Precisamos confiar nas pesquisas, já que elas traduzem a realidade das urnas".


Em 2018 todos os levantamentos feitos pelos institutos apontavam vitória de Bolsonaro, o que aconteceu.


Mesmo com o cenário favorável para Lula, o cientista política acredita que ainda é cedo para afirmar que o petista está garantido no segundo turno. "Ainda faltam sete meses para as eleições, mas as pesquisas mostram que o eleitorado lulista em sua maioria apresenta uma posição consolidada de voto, algo que também acontece com uma parte significativa dos eleitores bolsonaristas".


Na última pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto Quaest/Genial, Lula lidera com 45% das intenções de voto, Bolsonaro segue na segunda posição com 23%. Sérgio Moro e Ciro Gomes estão empatados com 7%.


119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page