crossorigin="anonymous">
 
Anuncie Aqui 2.png
  • Info Serrinha

Ministério da Saúde recua e desiste de alterar classificação do Covid-19

Intenção do presidente Bolsonaro era rebaixar o status do Covid-19 no Brasil.


Depois de cogitar rebaixar a classificação do Covid-19 de pandemia para endemia, o Ministério da Saúde voltou atrás e desistiu de tomar a medida. A expectativa era pelo anúncio nesta quinta, 31, porém o Governo Federal não tem poder para rebaixar o status uma vez que isso é de responsabilidade da Organização Mundial da Saúde.


O que o país pode fazer é decretar o fim do estado de emergência em saúde pública, porém, gegundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para se tomar a medida é preciso que pelo menos três fatores sejam contemplados: cenário epidemiológico, estrutura do sistema hospitalar e acesso a medicamentos eficazes contra a Covid-19 na fase inicial.


"Precisamos analisar o cenário epidemiológico que, felizmente, cada dia ruma para um controle maior, com queda de casos sustentada na última quinzena, queda de óbitos. A segunda condição é a estrutura do nosso sistema hospitalar, sobretudo das UTIs. O terceiro ponto é ter determinados medicamentos que podem ter ação eficaz no combate à Covid-19 na sua fase inicial para impedir que essa doença evolua para a forma grave".


A medida tomara pelo ministro da Saúde vai de encontro ao que era planejado pelo presidente Jair Bolsonaro, que afirmou que pretendia alterar no final de março o status da Covid-19 no Brasil.

Anuncie Aqui 2.png