crossorigin="anonymous">
 
Anuncie Aqui 2.png
  • Thiego Souza

OAB Serrinha promove Seminário da Mulher com foco no Outubro Rosa

Palestras foram realizadas no auditório da OAB Serrinha e contaram com diversas profissionais



Como forma de abrir o mês do Outubro Rosa, a Comissão da Mulher Advogada da OAB Serrinha promoveu na manhã do último sábado, 02, o quarto Seminário da Mulher, que contou com palestras de profissionais da área da saúde, Advogadas e lideranças políticas.


As palestras foram realizadas pela médica ginecologista Dra. Grazielle Carvalho, que falou sobre a Saúde da Mulher; pela vereadores Edylene Ferreira, que abordou o tema Mulheres na Política; a advogada Dra. Daniela Portugal, que tratou a Lei Maria da Penha e a nova lei Violência Psicológica, e a psicóloga Radilma Queiroz, que explanou sobre Violência Psicológica Velada.


A vereadora Edylene Ferreira, que falou sobre Mulheres na Política, pediu, em entrevista ao Info Serrinha, que as pessoas participem mais das tomadas de decisões na Câmara, e que as mulheres se façam mais presentes na vida pública, e pensem coletivamente em ações que lhe garantam mais direitos.



"Fiz uma reflexão mostrando a importância da participação da população também na Câmara. Não dá para a gente pensar no câncer de mama somente em outubro porque ele pode estar em qualquer outro mês, qualquer outro dia. Quando a gente tem políticas públicas, o Poder Legislativo precisa do apoio da população. A gente precisa efetivar ainda mais as políticas públicas voltadas para as mulheres, a gente precisa da participação feminina no espaço de poder".


A médica Grazielle Carvalho, que abordou o tema Saúde da Mulher, comentou em sua palestra que "Outubro Rosa não é somente mamografia". Ao Info Serrinha a profissional explicou a frase, e afirmou que hábitos diários de cuidados com a saúde ajudam a prevenir doenças.


"Quando você fala em diagnosticar com mamografia, com exames isso é porque você já está doente, então como faz para não adoecer, é isso que precisamos conscientizar, então são hábitos diários que você vai tomar em relação a sua saúde todos os dias que vai evitar que você tenha a doença. A mamografia é só para você diagnosticar a doença precocemente e reconhecendo, iniciar um tratamento e ele ser mais efetivo. O que temos que lutar é pela prevenção".


Também presente no Seminário, a secretária municipal de Assistência Social, Maria José Lopes, falou sobre as ações que a pasta está planejando para o mês de outubro. "Já iniciamos com o atendimento com os idosos porque o Outubro não é somente Rosa. Fizemos ações nos lares que dão assistência aos idosos, e temos um leque de atividades neste mês. Quero aproveitar para agradecer à Secretaria de Saúde pelo momento que foi a Caravana da Mamografia que chegou a quase três mil mamografias. E vamos ter também ações para as crianças, porque também estamos no mês delas, eventos que irão acontecer gratuitamente através de toda nossas redes".

Anuncie Aqui 2.png