crossorigin="anonymous">
 
Anuncie Aqui 2.png
  • Thiego Souza

Preocupante: casos de HIV na região aumentaram em 21%

De janeiro a junho de 2021 houve um aumento de 21% no número de casos em relação ao mesmo perído de 2020.



Um número extremamente preocupante foi apresentado na manhã desta sexta, 22, durante entrevista coletiva realizada pela Prefeitura Municipal de Serrinha e algumas secretarias. A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Simone Góes, apresentou aos presentes que houve um aumento de 21% no número de casos positivos de HIV na região.


Durante sua participação, Simone explicou qual a finalidade do CTA e apresentou os dados preocupantes. "O CTA é uma unidade que trabalha com alguns agravos como HTLV (vírus T-linfotrópico humano), HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), Sífilis, Hepatite B e Hapatite C, e temos visto no CTA, que comparativamente do ano passado para esse ano, fizemos uma abordagem semestral de 21% no aumento no número de casos de HIV na região".



Segundo Simone, a pandemia e a falta do uso do preservativo foram uns dos responsáveis pelo aumento no número de casos. "Acreditamos que por conta do período pandemico, do isolamento social, as pessoas deixaram um pouco o uso do preservativo. A gente observa que um dos fatores é o não-uso do preservativo, e ele tornou-se obsoleto. Então a gente observa o total esquecimento, e isso refletiu no total de 21% de casos de janeiro a junho de 2020 e janeiro a junho de 2021".


A coordenadora pediu apoio para que campanha sejam feitas no intuito de se realizar testagens afim de se detectar novos casos, "Quero pedir aqui um apoio da Comunicação e dos vereadores para que nos ajude nessa briga porque a gente precisa usar preservativos, precisamos voltar a ter um sexo seguro porque o que mais nos chama atenção, além do número de casos, é a população envolvida, são jovens. Estamos vendo um aumento do HIV entre jovens, então precisamos levantar essa bandeira e estimular a realização dos testes rápidos. Toda e qualquer unidade de saúde do município realiza testes rápidos para HIV, sífilis, para hepatite B e C".



Anuncie Aqui 2.png