top of page
banner_728X90 (1).png
  • Info Serrinha e Região

Relatório aponta que Jerônimo Rodrigues tem apoio da maioria dos prefeitos da Bahia

Levantamento foi feito baseado em publicações dos gestores nas redes sociais.


Uma pesquisa feita pelos profissionais Cláudio André de Souza (Mestre e Doutor em Ciência Sociais/UFBA) e Raquel Carvalho (coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Assessoria Política/UCSAL) aponta que o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) detém o apoio da maioria dos prefeitos da Bahia na disputa ao Governo do Estado.


O relatório preliminar foi denominado "A Batalha dos 300: o apoio dos prefeitos nas eleições da Bahia (2022)". De acordo com a metodologia, "a pesquisa consistiu em uma análise minuciosa do conteúdo das redes sociais pessoais dos prefeitos e das prefeituras (Instagram e Facebook), checando a existência de postagens específicas de apoio aos candidatos ao governo baiano em 2022. Também foi mapeada por meio de ferramentas de busca as declarações de apoio dos prefeitos que resultaram em matérias em jornais, sites e blogs na imprensa baiana. A pesquisa foi encerrada no dia 05/08/2022".


De acordo com o levantamento 272 prefeitos da Bahia manifestaram apoio a Jerônimo Rodrigues (PT), 114 gestores apontaram para caminhar com ACM Neto (UB), 23 apoiam João Roma (PL), e outros 8 prefeitos estão indefinidos.


Com o possível racha e saída de José Ronaldo da base de ACM Neto há uma possibilidade do ex-prefeito de Salvador perder alguns apoiadores e migraram para apoiar João Roma.


No início de junho o Info Serrinha fez um levantamento semelhante tendo como base os prefeitos das cidades na Bahia com mais de 100 mil eleitores. Apenas onze municípios tem essa quantidade de pessoas aptas ao voto, e nessas cidades a maioria declarou apoio a ACM Neto (relembre aqui).

119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page