crossorigin="anonymous">
 
Anuncie Aqui 2.png
  • Thiego Souza

"Sempre existe uma solução". Audiência Pública sobre o Setembro Amarelo é realizada em Serrinha

Debate sobre a importância da conscientização e prevenção ao suicídio aconteceu na manhã desta terça.



Foi realizada na manhã desta terça-feira, 28, na Câmara Municipal de Vereadores de Serrinha, uma Audiência Pública na qual abordou sobre o Setembro Amarelo, mês que é dedicado à discussões e conscientizações voltadas à prevenção ao suicídio.


Vereadores, representantes do CAPS II, Capene, Centro de Referência da Assistência Social, Polícia Militar, alunos da Escola Municipal Ivete de Oliveira, e a sociedade em geral estiveram presentes na Audiência Pública.


Uma das proponentes da Audiência Pública, a vereadora Rose de João afirmou que é preciso abrir essas discussões para a sociedade, e mostrar que as pessoas que estão atravessando por problemas precisam procurar ajuda, e quebrar tabus.



"O intuito foi apresentar para a sociedade as ações desenvolvidas nas secretarias aqui do município e levar o conhecimento à população que qualquer pessoa pode procurar ajuda, que todos têm apoio psicológico, psiquiátrico, e é preciso quebrar esse tabu pois quem procura um desses profissionais não é doido como diz um infeliz ditado popular, e muitas vezes a pessoa fica com vergonha por conta disso", disse ao Info Serrinha.


Representando o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), a coordenadora do núcleo e psicóloga, Adelaide Santiago, afirmou que é preciso se falar sobre o tema para que assim pessoas que passam por dificuldades possam entender a importância de se procurar apoio. "Precisamos sempre falar sobre para que possamos chamar a atenção das pessoas que necessitam de ajuda".



Ainda de acordo com a psicóloga, ações de prevenção precisam acontecer com mais intensidade. "É importante se intensificar as ações para aquelas pessoas que se sintam deprimidas, ou até os familiares que precisam de ajuda. As pessoas precisam procurar ajuda e não ficar com vergonha. Sempre existe uma solução".


O vereador e atual presidente da Câmara de Vereadores, Alex da Saúde, destacou as ações de conscientização no Setembro Amarelo e afirmou que poderes públicos precisam atuar com mais intensidade nesses assuntos que são de interesse de toda sociedade.


"No Brasil nós temos uma rotina, um formato de cada mês representar algo. O Setembro Amarelo é muito importante pois traz o tema que é a prevenção ao suicídio. Essas ações são muito importantes para podermos coibir atos como esse, e o poder público tem que dar sua parcela de contribuição como também as religiões, mas o poder público talvez tenha um alcance maior quanto a isso e publicizar essas ações. Os vereadores Rose de João Grilo, Lucas Maciel e Ito Cardoso estão de parabéns por serem os proponentes dessa audiência pública e com formato interessante pois trouxe alunos de uma escola".


Segundo dados apresentados na Audiência Pública, somente em 2021, levantamentos feitos até o dia 08 de setembro pelo 16 Batalhão da Polícia Militar apontam que 15 casos de suicídio foram confirmados na região do Sisal.


Anuncie Aqui 2.png