crossorigin="anonymous">
 
Banner vacinação agosto 22.gif
  • Thiego Souza

Serrinha sedia encontro para apresentar projeto EJA Profissionalizante executado pelo SENAI

Município é pioneiro na região do sisal na execução do projeto de profissionalização.


Foi realizado na manhã desta quinta-feira, no auditório do Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), no bairro da Cidade Nova, em Serrinha, um encontro envolvendo secretários de Educação dos municípios da região Sisal e representantes do Senai, que apresentaram um case do projeto EJA Profissionalizante, que foi implantado em Serrinha em 2019.


O objetivo principal do encontro foi apresentar para os presentes detalhes do projeto que já é realizado em Serrinha, município pioneiro, e que pretende expandir para outros municípios. Secretários de 17 municípios da região estiveram presentes.


"Nosso grande objetivo é, a partir desse evento, disseminar nossa metodologia que estamos lançando junto ao Senai que é o EJA Profissionalizante", disse Levi Costa, especialista em contratos de ógãos públicos do Senai.



Além de apresentar a metodologia, contexto e operacionalização do projeto, a ideia é levar o EJA Profissionalizante para outros municípios do Sisal. "Nosso objetivo também é que todos saiam com a agenda estruturada para que o Senai faça visitas personalizadas e que nelas sejam desenvolvidas projetos de políticas públicas que venham a beneficiar alunos do EJA com cursos profissionalizantes executados pelo Senai", completou.


O EJA Profissionalizante foi implantado em Serrinha em 2019. Nesse ano o número de alunos matriculados era de 1.585, saltando para 3.007 em 2020. "Somos os pioneiros na região do sisal em cursos profissionalizantes de educação de jovens e adultos. Em 2019 o prefeito Adriano, preocupado com a frequência escolar dos alunos, e também com índice de evasão, fez essa parceria com o Senai e ofertamos cursos de profissionalizantes, sendo um sucesso. Aumentamos o número de alunos na educação de jovens e adultos", disse a secretária de Educação de Serrinha, Betânia Pereira, ao Info Serrinha.


Em Serrinha os alunos tiveram cursos profissionalizantes nas áreas de panificação, confeitaria, calçados, lingerie, mecânica de motos, entre outros.


A secretária de Educação de Barrocas, Jaqueline Queiróz, destacou a futura parceria com o Senai. "A parceria com o Senai é de suma importância para os municípios do Sisal, e com Barrocas não será diferente. É uma parceria muito forte para trabalharmos com jovens e adultos que não tiveram acesso na idade certa para fazer seus estudos".


Estiveram presentes representantes da pasta da Educação dos seguintes municípios: Serrinha, Barrocas, Conceição do Coité, Retirolândia, Araci, Ichu, Tucano, Santaluz, Teofilândia, Queimadas, Candeal, Nordestina, Lamarão, São Domingos, Quijingue, Valente e Biritinga.

Anuncie Aqui 2.png