top of page
banner_728X90 (1).png
  • Info Serrinha e Região

TSE realiza novos testes para confirmar segurança das urnas eletrônicas

Testes são realizados para garantir a segurança das eleições.


Começou na última quarta-feira, 11, e vai até a sexta-feira, 13, o Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação. O objetivo do Teste de Confirmação é verificar a correção de fragilidades apontadas no Teste Público de Segurança 2021 do Sistema Eletrônico de Votação realizado em novembro do ano passado.


No teste realizado em 2021 foi encontrado um problema, que foi corrigido. Segundo André Matos, que é um dos investigadores responsáveis pelos testes, o sistema operacional da urna eletrônica é seguro e bastante complexo, diante disso o TSE abre o código-fonte do equipamento para que se busque algum ponto de vulnerabilidade.


De acordo com o investigador, em condições normais é praticamente impossível encontrar oportunidades de hackeamento do sistema pois as urnas não são conectadas à internet.


Todos os anos de eleição o TSE realiza os testes com urnas eletrônicas e nunca foram encontrados elementos que pudessem provas que ocorreram fraudes em eleições anteriores.


No dia anterior à eleição duas urnas são sorteadas e retiradas dos locais de votação para serem inspecionadas por membros de partidos políticos.

119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page