crossorigin="anonymous">
 
Anuncie Aqui 2.png
  • Thiego Souza

Vereadora Marcelle Moraes pretende levar Castramóvel para Serrinha


Reunião com prefeito de Serrinha irá definir ida da unidade móvel para o município



Presente em Serrinha no encerramento da 1ª edição do Encontro dos Protetores de Animais do território do Sisal, a vereadora de Salvador Marcelle Moraes (DEM), que é defensora dos animais, revelou ao Info Serrinha que terá uma reunião com o prefeito do município, Adriano Lima, para acertar a ida do Castramóvel, que irá oferecer diversos serviços.


"A gente está tentando trazer o castramóvel pra cá. Vamos nos reunir com o prefeito de Serrinha na segunda, e vamos buscar trazer o castramóvel para ajudar os animais, as Ong´s e todas as pessoas que tem animais e que amam animais".


Segundo a vereadora, muitos animais foram abandonados durante a pandemia por conta de propagações de Fake News. "Na pandemia muitas pessoas abandonaram os animais, e muitos fizeram isso por acharem que eles transmitem Coronavírus, e isso é um mito, uma grande mentira. O aumento de animais abandonados cresceu significativamente".


De acordo com Marcelle, é preciso haver conscientização de muitos donos de animais, e reforçou que o abandono de animais é crime. "Essa situação de animais abandonados acontece por diversos fatores. Uma é pela irresponsabilidade dos seres humanos, e a conscientização é pouco porque não adianta fazer o poder público fazer todas as ações possíveis se não existir a conscientização das pessoas. Abandonar animais é crime federal com pena de até cinco anos".


O projeto do Castramóvel teve início em 2013, e consiste em uma unidade móvel de esterilização de cães e gatos para controlar a natalidade dos animais e para administrar a saúde pública com menor custo e maior eficiência.


Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Em 2021 foi sancionada a Lei Federal nº 14.064/20 que aumenta de até cinco anos quem cometer essa prática.


Anuncie Aqui 2.png